COLORCELL

Potencializando a produtividade no chão de fábrica e viabilizando a INDÚSTRIA 4.0 no  negócio de tintas.

Medindo a Cor de Forma Rápida e Precisa.

A COLORCELL foi concebida com objetivo de medir e ajustar de forma rápida e precisa uma das propriedades mais complexas da indústria de tinta, que é a Cor. Disponibilizamos versão de Laboratório e para de uso Industrial On-Line, possibilitando a automação de processos fabris, reduzindo de forma consistente o ciclo de produção e melhorando a qualidade dos produtos.

Único

Célula de medição de cor em fluxo contínuo para automação de processos, com resultados efetivos na Industria de Tintas e com quase trinta anos de histórico operacional. (Só agora disponibilizada para comercialização de forma isolada).

Redução de Variabilidade

Índice de variabilidade (Nível Sigma) utilizando a COLORCELL para controle e ajuste Online, seis vezes melhor que a técnica convencional.

Redução de custos

A técnica de medição de cor a “úmido”, devido a alta acurácia, permite a redução da saturação (cobertura), com reflexos na redução dos custos dos pacotes de pigmentação.

Aumento no volume de Produção

Reduz o “lead time” de aprovação de cores em no mínimo 60%, permitindo a redução do “cycle time”, aumentando o volume de produção e reduzindo estoque.

Inteligência Artificial

Em sua versão industrial (Versão Processo), utiliza recursos de Inteligência Artificial (Machine Learning)  para otimização das fórmulas, usando o aprendizado para incorporar continuamente correções preditivas relacionadas às variabilidades das matérias primas presentes nas fórmulas.

Medição

Utiliza espectrofotômetro e software de Correção de Cor da DATACOLOR facilitando a manutenção e desenvolvimento de Bancos de Dados Colorimétricos usando a rede de assistência técnica mundial da DATACOLOR.

 

Como o COLORCELL viabiliza a implantação da Indústria 4.0:

MEDIÇÃO DE COR DE FORMA SIMPLES, RÁPIDA E PRECISA UTILIZANDO TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO A ÚMIDO.

OPERA TANTO A NÍVEL DE LABORATÓRIO OU DIRETAMENTE NA LINHA DE PRODUÇÃO (ON-LINE E AT-LINE), EM PROCESSOS ALTAMENTE AUTOMATIZADOS.

INTEGRAÇÃO TOTAL COM DEMAIS SISTEMAS DE CONTROLE, ERPs, SISTEMAS CORPORATIVOS. VERSÃO INDUSTRIAL COM FERRAMENTAS DE “MACHINE LEARNING”.

MÉTODO CONVENCIONAL

TECNOLOGIA COLORCELL

MÉTODO CONVENCIONAL

Técnica demorada pois envolve etapas aplicação, secagem, com ciclo de ajustes podendo demorar dias.

TECNOLOGIA COLORCELL

Técnica de medição de COR a úmido (liquido) possibilitando medição rápida e precisa para cores sólidas, podendo ser integrada diretamente em processos fabris.

MÉTODO CONVENCIONAL

Possui elevada variabilidade pela própria rotina de testagem conduzindo a um baixo R&R, conduzindo a falsos negativos e positivos.

TECNOLOGIA COLORCELL

Nível SIGMA com índice 6 vezes superior a técnica convencional pois realiza a medida direta na amostra sem necessidade das etapas de condicionamento e secagem.

Abaixo apresentamos uma representação do ciclo demedição da variável cor, pela Técnica
Convencional, onde se evidencia a lentidão associada a essa técnica, para que se obtenha
o resultado de medição, e suas diversas etapas que conduzem a uma maior incerteza no R&R, devido a soma das variabilidades das diversas etapas até que os resultados estejam
disponíveis.

 

A COLORCELL efetua a medição de COR por técnica espectrofotométrica a úmido (na forma líquida).

A medição se dá através de uma célula de fluxo contínuo que mantem o material totalmente homogêneo durante a medição, diferentemente de células (cubetas) estáticas que não possuem reprodutibilidade para tintas.

A COLORCELL possui patente internacional evolutiva depositada em 2019, entretanto já vem sendo utilizada em plantas industriais desde 1992, tanto no Brasil como no exterior.

A COLORCELL, nasceu originalmente para viabilizar a implantação de plantas com tecnologia de produção contínua de tintas possuindo elevado nível de automação, e operando de forma autônoma sem contato com operadores.

Plantas contínuas para fabricação de tintas de Repintura Automotiva e Automotiva Original, já operam com essa tecnologia no Brasil e Exterior a cerca de 25 anos.

A técnica de medição de COR A ÚMIDO além da velocidade de leitura e potencialização de ajustes rápidos e precisos apresenta excelente sensibilidade e uma Repetitividade e Reprodutibilidade  superior a técnica convencional.

 

A MEDIÇÃO DE COR EM FLUXO CONTÍNUO “DINÂMICO”.


A COLORCELL,tendo em vista que foi concebida para a medição de COR em processos contínuos, nasceu com a filosofia de medição DINÂMICA (em fluxo), o que evita o aparecimento dos efeitos anteriormente citados e mantendo o material em sua forma homogênea durante todo o ciclo de medição.

COLORCELL + TRANSMISSOR DE VAZÃO MÁSSICA

A COLORCELL, associada a um Transmissor de Vazão Mássico por efeito “Coriolis”, entrega ainda, além da COR, outras características do material, tais como a VISCOSIDADE e a DENSIDADE, tornando-se uma arma poderosíssima no controle automático de processos de fabricação de tintas e seus correlatos, potencializando a implantação da tão sonhada Industria 4.0 no segmento de tintas.

Outros analisadores, podem ainda ser incorporados à COLORCELL, aumentando ainda mais sua capacidade analítica para controles de processo, tais como, PH, Condutividade, “TRANSMICELL®” (medida de Força de Tingimento, Posição de Cor e Cobertura), etc.

Recursos de hardware especialmente criados para o equipamento, aliados a softwares de controle com recursos de inteligência artificial, tornam o equipamento extremamente flexível e fácil de operar, intensificando seus ganhos.

O objetivo desse equipamento, é em essência:

Outros analisadores podem ainda ser incorporados à COLORCELL, melhorando mais ainda sua abrangência.


A capacidade analítica da COLORCELL pode ser amplificada incorporando a ela por exemplo:

  • Sensor de Vazão Mássica (Densidade e Viscosidade);
  • PH;
  • Conditividade;
  • Força de Tingimento / Cobertura / Posição de Cor (TRANSMICELL®);
  •  Outros;

Recursos de hardware e software especialmente criados para o equipamento, aliado ao Software de Colorimetria da DATACOLOR, integrados a algoritmos de inteligência artificial (Machine Learning), potencializam as funcionalidades do equipamento.

Simulação Colorcell

Reproduzir vídeo

imagens

Colorcell

COLORCELL Generalidades e Aplicações

Imagens e descrições.

Abaixo apresentamos as curvas do Espectro de Reflexão (Figura 1 e Figura 3), demonstrando os perfis obtidos para medições a “seco” e também a “úmido” obtidos a partir da COLORCELL, para uma série de ensaios com tintas esmalte base solvente, para as cores: azul, verde, amarelo, vermelho, cinza claro, cinza médio e cinza escuro.

Através das (Figuras 2 e Figura 4) apresentamos ainda, as curvas de correlações obtidas para os valores “seco” versus “úmido”, para cada tinta ensaiada, com seus respectivos “coeficientes de correlação” (R²), caso a caso.

Os
dados acima apresentados, demonstram total coerência entre medições a “seco”
e a “úmido”, apresentando unicamente um deslocamento proporcional em
todos os comprimentos de onda e para todas as tintas ensaiadas, e relaciona-se
exclusivamente ao método de medição.

Isso
fica ainda mais evidente quando analisamos as Curvas de Correlação (Figura
2 e Figura 4),
onde em todos os casos, o R
² (coeficiente
de correlação), possui valores médios da ordem de 0,99.

 

Muito embora a coerência entre as medições
colorimétricas sejam excelentes (métodos de medição seco x úmido), para uma
migração satisfatória para o uso da técnica de medição e ajuste em “base
úmida”,
toda a construção de bases de dados colorimétricos (Bancos de Dados
de Cortes de Colorantes), bem como a memorização de padrões de cores, devem ser
realizadas na sua forma “úmida” (líquida).