SMART DISPENSING
MACHINE

Acelerando a fabricação com inteligência e precisão de dosagem.

Novo paradigma de precisão e dosagem.

Aumenta a produtividade com mais precisão e menos variabilidade.

Alta Produtividade

Sistema de Dosagem Volumétrica altamente produtivo, com a precisão e reprodutibilidade de Sistemas de Dosagem Gravimétricos.

Automação

Sistema 100% automatizado para a calibração de bombas dosadoras, podendo ser realizado fora de horários de produção, de forma pré programada e sem a presença de operadores.

Redução do custo

Sistema de acionamento do conjunto de bombas dosadoras, através de um eixo motriz e motor único, comandando todas as bombas simultaneamente e reduzindo o custo de implantação.

inteligência artificial

Sistema de finalização de dosagem (corte) de alta precisão, emulando sistemas de corte proporcional, utilizando recursos de Inteligência Artificial (learning machine).

Único

Primeira Dispensing Machine Industrial do mercado com sistema patenteado de auto calibração individual das Bombas Dosadoras, de forma 100% automatizada e sem a necessidade de operadores.

Integração De Sistemas

Integração total com sistemas corporativos, ERP e bancos de dados, viabilizando a implantação do conceito de Industria 4.0.

Processamento Digital de Imagem

Utilização de “Sistema de Visão” com Processamento Digital de Imagem para intertravamento e filmagem das operações.

Compensação
de Temperatura

Compensação Automática de Temperatura, individual para cada componente de dosagem, objetivando eliminar erros ligados a dilatação volumétrica do material.

Como a Smart Dispesing Machine se conecta com o conceito da Indústria 4.0:

Dosagem para até 100 componentes (clears, bases, colorantes, solventes, aditivos, etc.), atendendo várias linhas de produtos

INTEGRAÇÃO TOTAL COM SISTEMAS CORPORATIVOS, ERP E BANCOS DE DADOS

SINERGIA TOTAL COM O CONCEITO RMA LOW COST PAINT CONTINUOUS

Sinergia total com o analisador / qualificador de bases e colorantes TRANSMICELL

A SMART DISPENSING MACHINE da RMA TECH reúne
"o melhor dos dois mundos".

Reúne por si só a velocidade de dosagem das DISPENSING MACHINES INDUSTRIAIS VOLUMÉTRICAS, porém com a precisão e reprodutibilidade das DISPENSING MACHINES INDUSTRIAIS GRAVIMÉTRICA.

DISPENSING MACHINES INDUSTRIAIS QUE EXISTEM NO MERCADO.

DISPENSING MACHINES GRAVIMÉTRICAS

PRÓS

  • Grande acurácia em suas dosagens.
  • Utiliza balanças eletrônicas com células de carga de grande precisão.

CONTRAS

  • Baixa Produtividade (lentidão).
  • Cada componente é dosado individualmente.

DISPENSING MACHINES VOLUMÉTRICAS

PRÓS

  • Maior produtividade;
  • Todos os componentes da formulação são dosados de forma simultânea.

CONTRAS

  • Precisão de dosagem duvidosa.
  • Exige calibrações frequentes.
  • Variações nas condições ambientes afetam a dosagem.

Novo Conceito:

Buscando suplantar as deficiências individuais de cada filosofia de Dispensing Machines Industriais disponíveis no mercado, a RMA idealizou e patenteou um novo conceito de equipamento que através de soluções inovadoras, incorpora um novo e sofisticado sistema de calibração “on-line” (fechado) e 100% automatizado para cada bomba dosadora do sistema, que executa essa operação de forma extremamente rápida e precisa, através de “in-line provers”.

Benefícios da Smart Dispensing Machine da
RMA TECH:

Criamos tecnologia desruptiva que possibilita saltos evolutivos no setor de Indústrias de Tintas.

Nossos paradigmas seguem os demais segmentos industrais que encontram-se em estágios mais avançados, tais como os setores de petróleo, petroquímico, papael e celulose, farmacêutico, automobilístico, entre outros, em que a Industria 4.0 já possui bases necessárias para se estabelecer.

imagens

SMART DISPENSING MACHINE COMPONENTES

VOLUMÉTRICAS

Conceitos SMART DISPENSING MACHINE

Os “IN-LINE PROVERS” são instalados individualmente para cada bomba dosadora o que permite efetuar a calibração individual ou conjunta de várias bombas dosadoras de forma simultânea, encurtando o período necessário para efetuar uma calibração de todo o sistema de dosagem da DISPENSING MACHINE.

O processo de calibração, armazena os dados históricos individuais de cada bomba dosadora propiciando ainda para a área de manutenção obtenha uma análise preditiva da vida útil de cada bomba, facilitando a rotina de planejamento de manutenção do equipamento.

Os “in line prover” são 100% fabricados em Aço Inox, e com vedações resistentes a qualquer tipo de solvendo orgânico ou misturas aquosas, sendo instalados de forma fácil aos módulos de bombas dosadoras através de conexões do tipo Tri Clamp, o que facilita sua montagem e desmontagem quando necessário. 

Diferentemente das demais Dispensing Machines Industriais oferecidas no mercado, a SMART DISPENSING MACHINE da RMA possui um design extremamente revolucionário e inovador, compartilhando um único motor de acionamento para todas as bombas dosadoras utilizadas no equipamento, o que torna seu custo de implantação extremamente competitivo.

Nesse caso, um único motor consegue acionar simultaneamente até cerca de 40 bombas dosadoras, para os mais diversos componentes a serem dosados, pois todas as bombas dosadoras são dispostas ao longo de um único eixo motriz, conectado a um motor elétrico acionado através de um inversor de frequência.

No extremo oposto ao motor do eixo motriz encontra-se instalado um encoder com resolução de 360 pulsos por rotação que monitora a rotação desse eixo, proporcionando uma dosagem volumétrica acurada para cada componente a ser dosado.

Cada bomba dosadora é acoplada ao eixo de forma individual através de um mecanismo de engrenamento com acionamento pneumático, eliminando qualquer possibilidade de “escorregamento” como observado em sistemas de embreagens.

Dessa forma, o sistema eletrônico de acionamento possui total controle sobre quais bombas deverão ser acionadas e em qual situação, dependendo da formula do produto a ser dosado.

A estratégia de dosagens da SMART DISPENSING MACHINE RMA OCORRE de forma simultânea, porém propiciando que o corte fino aconteça de forma extremamente suave e precisa a uma vazão mínima (cerca de 10% da nominal), faz com que o erro decorrente do tempo de reação do atuador pneumático para a abertura ou o fechamento da válvula dosadora, em relação a vazão do componente que está sendo dosado, acabe sendo extremamente baixo, fazendo com que as válvulas dosadoras, mesmo que de simples ação, se comportem como válvulas de ação proporcional, eventualmente utilizadas em Dispensing Machines Gravimétricas de alta precisão.

Obs.: O gráfico acima apresenta o perfil de RPM desenvolvido pelo Eixo Motriz ao longo de todo processo de dosagem.

 

Nesse caso, o Eixo Motriz passou a maior parte do tempo operando a 400 RPM, somente desacelerando quando houve a necessidade de fazer o corte de dosagem de um dos componentes a uma baixa rotação, aumentando dessa forma a precisão de corte.

Tão logo o corte tenha ocorrido, o Eixo Motriz é novamente acelerado para recuperar a vazão de carregamento até chegar ao ponto de corte, do próximo componente a ter sua dosagem encerrada.

Isso faz com que o sistema obtenha alta precisão de dosagem, devido aos cortes ocorrerem com baixa rotação das bombas dosadoras.

Paralelamente ao ganho de produtividade obtido através da dosagem simultânea, a máxima vazão de carregamento é sempre perseguida durante os estágios em que o processo encontra-se em regime estacionário.

Obs.: O gráfico acima apresenta o perfil de vazão total de carregamento do contentor onde se está dosando os diversos componentes ao longo de todo ciclo de dosagem.

 Pode-se observar que à medida que o tempo vai passando, e com os términos das dosagens dos componentes, a vazão de carregamento vai diminuindo gradativamente até cessar completamente com o término da dosagem do último componente.

Nessa situação hipotética, a carga total de material do respectivo lote foi realizada em cerca de 4 minutos.

A SMART DISPENCING MACHINE RMA possui um controle de monitoração de dosagem comandado por Sistema de Visão.

Esse sistema de monitoramento de dosagem funciona a partir de processamento digital de imagens (Sistema de Visão), possibilitando uma simplificação interessante na instalação do equipamento pois reduz de forma significativa a quantidade de sensores necessários aos diversos mecanismos de dosagem tais como, Braços de Posicionamento, monitoramento das hastes das válvulas, e etc.

O Sistema de Visão basicamente é composto por uma câmera digital de alta resolução, instalada no topo da estrutura da DISPENSING MACHINE RMA, e que tem a função de observar e intertravar a ação de todos os dispositivos dosadores associados aos componentes a serem dosados.

O monitoramento também possibilita identificar e filmar a integralidade do processo de carregamento de cada lote de material produzido na SMART DISPENSING MACHINE RMA, obtendo-se dessa forma um histórico rastreável do que aconteceu em cada batch produzido, do ponto de vista de imagens (filme).

O software do Sistema de Visão é capaz de identificar o movimento individual de cada braço dosador até sua posição de dosagem e ainda a atuação de cada válvula dosadora utilizada.   

 

 

Visando aumentar ainda mais a precisão de dosagem, em se tratando a SMART DISPENCING MACHINE RMA uma dosadora volumétrica, foi anexado ao conceito da máquina a compensação automática de temperatura, de forma individual para cada componente a ser dosado.

Para tal, o software de controle e supervisão possui previsão para a entrada de dados relativos a densidades e aos coeficientes de dilatação de cada material a ser dosado, fazendo uma compensação automática da carga de material a ser dosado para cada bomba dosadora dependendo da temperatura que cada  material se encontra no momento da dosagem.

Sensores de temperatura do tipo PT-100 incorporados às linhas de recirculação tem a função de medir com precisão a temperatura de cada material, informando ao PLC a temperatura de operação no momento da dosagem.

De posse da informação de temperatura, associada à densidade do material a 25 °C e também os dados relativos ao Coeficiente de Dilatação Linear do material, o PLC calculará a correção de volume respectiva a cada componente a ser dosado em cada fórmula, reduzindo dessa forma significativamente o erro associado a essa variável.

Copyright © 2020. All Right Reserved RMA TECH.